QUÍMICA - Modelos atômicos e características dos átomos

Voltar

Questão 1

(Cefet-MG) O cátion bivalente de X é isoeletrônico do átomo A. Este último, por sua vez, é isóbaro de 23B49 e isótono de 25C52. O elemento que corresponde ao átomo neutro X é:

A) Ti

B) Cr

C) Ca

D) V

E) Mn

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 2

(Unemat-MT) Os valores de Z (No Atômico), A (No de Massa), p+ (Prótons), e- (Elétrons) e n0 (Nêutrons) do íon Potássio (K) carregado positivamente, na forma catiônica, e com carga elétrica igual a + 1, são, respectivamente:
Dados: No estado fundamental o Potássio (K) possui No Atômico = 19 e No de Massa = 39.

A) 19, 40, 19, 20 e 20.

B) 18, 39, 20, 18 e 21.

C) 20, 40, 20, 20 e 20.

D) 19, 39, 19, 18 e 20.

E) 18, 39, 19, 20 e 19.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 3

(IFMG) Considere um átomo cujo número atômico é igual a 34, que forma ânion bivalente ao participar de reações químicas e que apresenta 45 nêutrons. Os números de elétrons, prótons e de massa do ânion são, respectivamente:

A) 34, 34 e 79.

B) 32, 34 e 79.

C) 34, 32 e 79.

D) 36, 34 e 79.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 4

(Cefet-MG) Um átomo A, isótono de 79B34, ao receber um elétron, torna-se isoeletrônico de 83C36. Nessa situação, a massa atômica de A é:

A) 79

B) 80

C) 81

D) 82

E) 83

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 5

A fissão é um processo utilizado diariamente para geração de energia, em diversas partes do mundo, nas usinas nucleares. No entanto, dada a grande liberação de energia envolvida nessa técnica, ela também possui aplicações militares.

Durante a fissão nuclear, núcleos pesados, como os de urânio, são fragmentados por colisões com nêutrons e resultam em átomos menores, com o bromo, o cálcio e outros. Considerando a evolução histórica dos modelos atômicos, a fissão nuclear poderia ser explicada à luz do que foi desenvolvido por:

A) Thompson.

B) Lavoisier.

C) Proust.

D) Rutherford.

E) Dalton.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 6

Ernest Rutherford foi um físico e químico neozelandês que ficou conhecido como o pai da física nuclear. Em um trabalho no início da carreira, ele descobriu o conceito de meia-vida radioativa, provou que a radioatividade causa a transmutação de um elemento químico em outro e também distinguiu e nomeou as radiações alfa e beta. Ganhou o Prêmio Nobel de Química em 1908 “por suas investigações sobre a desintegração dos elementos e a química das substâncias radioativas”. 

Dentre as inúmeras contribuições de Rutherford para a ciência, ele também elaborou um modelo atômico que tinha como grande diferencial, em relação aos modelos anteriores, o fato de considerar o átomo constituído de:

A) uma massa positiva com elétrons mergulhados.

B) uma esfera densa e indivisível, como uma bola de bilhar.

C) uma região de posição central com cargas negativas.

D) um núcleo muito pequeno de cargas positivas e cercado de elétrons. 

E) uma estrutura compactada de prótons e elétrons.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 7

(Cefet-MG) As partículas alfa, íons bivalentes de hélio, foram fundamentais para a proposição do modelo atômico de:

A) Thomson, devido à característica positiva das partículas presentes no núcleo.

B) Dalton, porque essas partículas constituem a menor porção indivisível da matéria.

C) Rutherford, visto que a maioria das partículas atravessou a placa sem sofrer desvios.

D) Bohr, ao demonstrar que os prótons presentes nos átomos têm energia quantizada e fixa.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 8

(Unemat-MT) Assinale abaixo a alternativa que representa, de forma correta, as quantidades de prótons, nêutrons e elétrons, respectivamente, do íon  width=.

A) 54, 82 e 138.

B) 56, 54 e 82.

C) 56, 138 e 56.

D) 54, 82 e 56.

E) 56, 82 e 54.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 9

(UFPA) Um fenômeno comum, observado por muitos cozinheiros, é o surgimento de uma cor amarela intensa quando o líquido de uma panela, contendo sal de cozinha, derrama e atinge a chama do fogão. A explicação para esse fenômeno é:

A) Os íons de Na , ao atingirem a chama, recebem energia suficiente para perderem mais um elétron. A diminuição de energia da chama provoca a mudança de coloração de azul para amarelo.

B) A água, quando atinge a chama, se dissocia liberando energia, que se manifesta na frequência de onda correspondente à cor amarela.

C) O íon cloreto, ao atingir a chama, absorve energia e perde o seu elétron mais externo. A diminuição de energia da chama provoca a mudança de coloração de azul para amarelo.

D) Alguns elétrons dos íons de Na+ são promovidos a estados de maior energia e, ao retornarem ao estado inicial, emitem radiação de frequência correspondente à cor amarela.

E) O cloreto de sódio, ao atingir a chama, se dissocia nos íons Na+ e C width=-, liberando energia, que se manifesta na frequência de onda correspondente à cor amarela.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 10

(UFSC — Adaptado) Quando uma pequena quantidade de cloreto de sódio é colocada na ponta de um fio de platina e levada à chama de um bico de Bunsen, a observação macroscópica que se faz é que a chama, inicialmente azul, adquire uma coloração laranja. Outros elementos metálicos ou seus sais produzem uma coloração característica ao serem submetidos à chama, como exemplo: potássio (violeta), cálcio (vermelho-tijolo), estrôncio (vermelho-carmim) e bário (verde). O procedimento descrito é conhecido como teste de chama, que é uma técnica utilizada para a identificação de certos átomos ou cátions presentes em substâncias ou misturas.

Sobre o assunto acima e com base na Teoria Atômica, a soma dos números associados as afirmações corretas é:

(01) As cores observadas para diferentes átomos no teste de chama podem ser explicadas pelos modelos atômicos de Thomson e de Rutherford.
(02) As cores observadas na queima de fogos de artifício e da luz emitida pelas lâmpadas de vapor de sódio ou de mercúrio não são decorrentes de processos eletrônicos idênticos aos observados no teste de chama.
(04) No teste de chama, as cores observadas são decorrentes da excitação de elétrons para níveis de energia mais externos provocada pela chama e, quando estes elétrons retornam aos seus níveis de origem, liberam energia luminosa, no caso, na região da luz visível.
(08) A cor da luz emitida depende da diferença de energia entre os níveis envolvidos na transição das partículas nucleares e, como essa diferença varia de elemento para elemento, a luz apresentará uma cor característica para cada elemento.
(16) As cores observadas podem ser explicadas considerando-se o modelo atômico proposto por Bohr.

A) 05

B) 12

C) 15

D) 20

E) 24

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 11

(UFPR) O modelo atômico proposto por Dalton foi de grande importância para alavancar o conhecimento atual sobre a estrutura atômica. Apesar de algumas ideias desse cientista não serem mais aceitas, algumas permanecem válidas, por descreverem corretamente o comportamento da matéria.

Assinale a alternativa que corresponde a uma proposta ainda válida do modelo de Dalton.

A) Cada átomo possui um núcleo onde se concentra a maior parte de sua massa.

B) Os átomos de um mesmo elemento químico são idênticos em todos os seus aspectos.

C) Os átomos são constituídos de partículas com carga negativa.

D) Os átomos se combinam, separam ou rearranjam nas transformações químicas.

E) Os átomos possuem carga positiva para balancear a carga negativa dos elétrons.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 12

(Unesp) Na evolução dos modelos atômicos, a principal contribuição introduzida pelo modelo de Bohr foi:

A) a existência de nêutrons.

B) a indivisibilidade do átomo.

C) a natureza elétrica da matéria.

D) a quantização de energia das órbitas eletrônicas.

E) a maior parte da massa do átomo está no núcleo.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 13

A Antiguidade Clássica foi um período de intensa atividade cultural e filosófica. Diversos pensadores ocuparam-se de questões que, hoje, são do escopo das ciências naturais, como a classificação dos seres vivos, a anatomia ou mesmo a estrutura da matéria. Uma corrente filosófica conhecida como “atomistas” sustentava, há mais de 2.500 anos, a existência de entidades indivisíveis, as quais deram o nome de átomos, e que formavam todo e qualquer tipo de matéria. Sobre os atomistas e os modelos atômicos que os sucederam, é correto afirmar que:

A) as concepções filosóficas eram fundamentadas nos conhecimentos científicos que as precederam, aprofundando-os.

B) os modelos que sucederam as concepções filosóficas eram pautados no método científico e na observação rigorosa de padrões.

C) os modelos atômicos modernos são filosóficos, pois sustentam-se na razão e não utilizam o método científico como ferramenta de validação.

D) os gregos eram excelentes experimentadores, elaborando seus modelos filosóficos com base em extensas observações e análises estatísticas. 

E) os modelos filosóficos iniciaram as pesquisas científicas, por adotarem a experimentação como método de trabalho.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 14

(UEMG) Leia o texto a seguir:

Há exatos 100 anos, um dos maiores cientistas de todos os tempos, o físico neozelandês Ernest Rutherford (1871-1937), faria um anúncio que mudaria para sempre os rumos da ciência: o átomo tem uma região central ultraminúscula, na qual está concentrada toda sua carga elétrica e, praticamente, toda sua massa. Esse caroço central foi batizado por ele de núcleo atômico.
Ciência Hoje, v. 47, n. 278, p. 40, 2011.

As observações de Rutherford citadas no texto foram possíveis após a experiência de espalhamento de partículas alfa em uma fina lâmina de ouro.
Assinale, abaixo, a afirmativa que não faz parte dessas observações experimentais de Rutherford:

A) A maioria das partículas alfa atravessou a lâmina em trajetória reta.

B) Poucas partículas alfa não atravessaram a lâmina e voltaram.

C) Algumas partículas alfa sofreram pequenos desvios de trajetória ao atravessarem a lâmina.

D) A maioria das partículas alfa sofreu grandes desvios de trajetória ao atravessarem a lâmina.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 15

(Unemat-MT) Produzidos nos chamados reatores de pesquisa, os isótopos radioativos possuem utilização variada. Em medicina, por exemplo, o Arsênio-74 é utilizado na localização de tumores no cérebro. Já o Iodo-131 é, entre outras coisas, usado na detecção de anomalias no tratamento da glândula tireoide.

Assinale a alternativa correta.

A) A massa atômica nos isótopos de Arsênio é a mesma.

B) O Iodo-131 apresenta 53 nêutrons no seu núcleo.

C) Os isótopos são átomos de um mesmo composto químico.

D) Os isótopos de um mesmo elemento químico possuem número de nêutrons diferentes.

E) Os isótopos do Iodo diferem, basicamente, em seu número de elétrons.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 16

Um elemento químico é representado pelo seu __________ e deve ser caracterizado pelo seu _________. O ___________ de um elemento exprime a soma de prótons e nêutrons presentes neste átomo.

Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas da sentença.

A) nome – número atômico – número atômico.

B) nome – símbolo – número atômico.

C) nome – número de massa – símbolo.

D) símbolo – número atômico – número de massa. 

E) símbolo – elemento – número de massa.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 17

(UFRR) O átomo é a menor partícula que ainda caracteriza um elemento químico. Na Grécia Antiga, Demócrito (cerca de 460 a.C.-370 a.C.) propôs que tudo o que existe na natureza é composto por elementos indivisíveis chamados átomos (do grego, “a”, negação e “tomo”, divisível. Átomo – indivisível). John Dalton, em 1803, criou um modelo que retomava o antigo conceito dos gregos, segundo o qual o átomo era considerado a menor porção em que se poderia dividir a matéria. Esse modelo perdurou até fins do século XIX.

Com relação à Teoria Atômica, é correto afirmar que:

A) o modelo atômico de Thomson era conhecido como “pudim de passas” já que propunha que cargas positivas estavam mergulhadas numa enorme massa carregada negativamente.

B) conforme Rutherford, o núcleo atômico é responsável pelo volume do átomo.

C) na teoria atômica de Dalton todos os átomos de um mesmo elemento químico são idênticos em massa e propriedades, mas os átomos de elementos químicos diferentes são diferentes em massa e propriedades.

D) Dalton previa que os átomos podiam se transformar uns nos outros pelo processo de transmutação atômica.

E) Rutherford, baseado na natureza elétrica do átomo apresentada por Thomson, propôs que as partículas positivas circulavam em torno de um núcleo, algo semelhante ao sistema solar, onde os planetas giram em torno do Sol.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 18

(Unesp) A Lei da Conservação da Massa, enunciada por Lavoisier em 1774, é uma das leis mais importantes das transformações químicas. Ela estabelece que, durante uma transformação química, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos. Esta teoria pôde ser explicada, alguns anos mais tarde, pelo modelo atômico de Dalton. Entre as ideias de Dalton, a que oferece a explicação mais apropriada para a Lei da Conservação da Massa de Lavoisier é a de que:

A) os átomos não são criados, destruídos ou convertidos em outros átomos durante uma transformação química.

B) os átomos são constituídos por 3 partículas fundamentais: prótons, nêutrons e elétrons.

C) todos os átomos de um mesmo elemento são idênticos em todos os aspectos de caracterização.

D) um elétron em um átomo pode ter somente certas quantidades específicas de energia.

E) toda a matéria é composta por átomos.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 19

(UFG-GO) Leia o poema apresentado a seguir.

Pudim de passas
Campo de futebol
Bolinhas se chocando
Os planetas do sistema solar
Átomos
Às vezes
São essas coisas
Em química escolar

LEAL, Murilo Cruz. Soneto de hidrogênio. São João del Rei: Ed. da UFSJ, 2011.

O poema faz parte de um livro publicado em homenagem ao Ano Internacional da Química. A composição metafórica presente nesse poema remete:

A) aos aspectos dos conteúdos de cinética química no contexto escolar.

B) aos modelos atômicos propostos por Thomson, Dalton e Rutherford.

C) às teorias explicativas para as leis ponderais de Dalton, Proust e Lavoisier.

D) às diferentes dimensões representacionais do sistema solar.

E) às relações de comparação entre núcleo/eletrosfera e bolinha/campo de futebol.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 20

A palavra átomo, embora utilizada até hoje, não apresenta um significado correto, se o seu significado for considerado. Desde a retomada do conceito filosófico atomista, no início do século XIX, até os dias atuais, nossa concepção sobre a estrutura interna do átomo mudou radicalmente, e pode-se dizer que está longe de estar completa. A divisibilidade do átomo passou a ser uma realidade a partir do momento em que:

A) Lavoisier verificou a lei da conservação das massas, determinando a impossibilidade da existência de átomos indivisíveis.

B) Dalton retomou a descontinuidade da matéria, já prevista nas ideias filosóficas de Aristóteles.

C) Thompson identificou a relação entre a carga e a massa de uma nova partícula, menor que o próprio átomo, a qual ele deu o nome de elétron.

D) Bohr quantizou a energia associada às órbitas eletrônicas, determinando a divisibilidade dos átomos.

E) Rutherford verificou a existência do núcleo atômico, formado por prótons e nêutrons, e da eletrosfera, composta por elétrons.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 21

(UFPR) A água do mar é conhecida por um característico sabor salgado, já que contém diversos íons positivos e negativos. Considerando os elementos químicos X, Y, W e Z, com números atômicos 25, 27, 28 e 30 e números de massa 51, 53, 55 e 57, e os íons X-3, Y+, W- e Z+3, assinale a alternativa que identifica a relação correta entre elétrons e nêutrons dessas espécies.

A) X e Z têm a mesma quantidade de nêutrons.

B) W e Y+ têm a mesma quantidade de elétrons.

C) Y e Z+3 têm a mesma quantidade de elétrons.

D) Todas as espécies têm a mesma quantidade de nêutrons.

E) X-3 e W- têm a mesma quantidade de nêutrons.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 22

(UFPA) No estudo do átomo, geralmente causa admiração a descoberta de Rutherford e colaboradores a respeito da dimensão do núcleo atômico em relação ao tamanho do próprio átomo. É comum, em textos de Química, o uso de uma analogia em que um objeto redondo é colocado no centro do campo de futebol, do estádio do Maracanã, para ajudar na visualização de quão pequeno é o núcleo atômico. Na tabela abaixo, encontram-se os diâmetros de alguns “objetos” redondos e o diâmetro interno aproximado do estádio do Maracanã.

 width=

Considerando-se a razão de diâmetros núcleo/átomo, encontrada na experiência de Rutherford, é correto afirmar:

A) A analogia que usa a bola de futebol subestima a razão de diâmetros núcleo/átomo em duas ordens de magnitude.

B) A analogia que usa a bola de ping-pong apresenta a melhor aproximação para a razão de diâmetros núcleo/átomo.

C) A analogia que usa o grão de areia apresenta a melhor aproximação para a razão de diâmetros núcleo/átomo.

D) A analogia que usa a bola de futebol apresenta a melhor aproximação para a razão de diâmetros núcleo/átomo.

E) A analogia que usa a bola de ping-pong superestima a razão de diâmetros núcleo/átomo em 1024 ordens de magnitude.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."

Voltar

Calculadora